segunda-feira, 17 de março de 2014

35º Aniversário do Clube

Realizou-se no passado dia 08 de Março no pavilhão do Colégio Rainha D. Leonor, a comemoração dos 35 anos de Karate em Caldas da Rainha, com um treino dirigido por Shihan Mário Águas, 7º Dan, Presidente e Director Técnico da Federação Portuguesa de Karate Shotokan e representante pessoal em Portugal de Soke, Hirokazu Kanazawa, que contou com a presença de uma centena de praticantes.
Nesta comemoração também se fizeram representar a Câmara Municipal através do Sr. Vereador do Desporto, Engº Alberto Pereira, a União de Freguesias de nª Srª do Pópulo, através do seu Presidente, Vitor Marques e o Colégio Rainha D. Leonor, através da Directora Engª Paula Rente e Sub-Directora Drª Tânia Galeão.
Já vai longe o final do ano de 1978, ainda hoje não sei bem o que me levou ao ginásio do Colégio Ramalho Ortigão, o que sei é que a prática desta nobre arte, imbuída dos princípios e valores que a regem me trouxe até hoje, 35 anos depois… o caminho não foi fácil, até porque tem sempre implicações pessoais e familiares, mas cada vez mais o Karate é para mim uma missão de vida, porque acredito plenamente que a sua aprendizagem é uma preciosa ajuda na superação pessoal de qualquer praticante que se deixe envolver e que ficando o tempo suficiente, obterá grandes benefícios a todos os níveis.
Há 25 anos atrás, tive a oportunidade de encontrar o Shihan Mário Águas e todo um conjunto de outros instrutores que entretanto se tornaram amigos, todos perseguindo o mesmo objectivo e que me tem proporcionado e a todos os meus alunos o privilégio de treinar com Soke Kanazawa Hirokasu e um conjunto de outros Mestres Japoneses, que nos deram sempre o melhor de si próprios, sem impor a sua cultura, mas transmitindo o melhor que ela tem.
Fernando Fidalgo
Recentemente dei comigo a constatar que iniciei a minha prática de Judo há 56 anos, corria o ano de 1958! Volvidos 3 anos tive os meus primeiros treinos de uma modalidade que, apesar de utilizar o mesmo equipamento (já na altura impropriamente designado por kimono), rapidamente me apercebi que em termos técnicos tinha características manifestamente diferentes. O nome – Karate – também era, na época, praticamente desconhecido. O ritual era o mesmo, a postura no Dojo rigorosamente igual mas algo havia que me despertou um interesse e uma curiosidade que tardaram algum tempo a ser mitigados.
O meu primeiro Professor de Judo incutiu-me os princípios básicos que devem acompanhar um praticante dentro e fora do Tatami. Princípios simples que se aceitavam com naturalidade e que se apreendem com o passar do tempo. O respeito pelo local de treino, pelos praticantes mais velhos e mais antigos, o saber superar as limitações e as dificuldades, o desenvolver a força de vontade e o espirito de sacrifício, a perseverança, a humildade são alguns desses princípios que considero indissociáveis da prática destas modalidades.
Nas décadas de 60 e 70 passei a treinar com o meu primeiro Mestre de Karate. Apercebi-me que o caminho a percorrer seria longo e recheado de dificuldades. Não tardei a compreender que a evolução técnica só é conseguida com um grande empenhamento e muitas e árduas horas de treino. Paralelamente, tive a oportunidade de ser contemplado com interessantes e intermináveis dissertações em que eram focados valores e princípios que, quanto a mim, tornam estas modalidades fascinantes. Com esse Mestre aprendi que, antes de mais, temos de nos superar a nós próprios, ultrapassando os obstáculos e as limitações de caracter físico ou mental.
Já na década de 80 e ininterruptamente até hoje, tenho tido a honra de poder continuar o meu percurso e a minha aprendizagem com Soke Kanazawa Hirokazu. Um novo horizonte mais amplo e porventura ainda mais aliciante se proporcionou para uma prática e uma vivência do Karate Do. Neste já longo caminho, que fui percorrendo com as vicissitudes, mas igualmente com grandes alegrias inerentes, tive a oportunidade de conhecer muitas e diversas personalidades.
Tenho de estar particularmente grato ao Karate pela possibilidade que me proporcionou de vir a privar e a tornar-me amigo de pessoas como o Sensei Fernando Fidalgo. Nele vim encontrar alguém imbuído dos princípios e valores que considero imprescindíveis e imutáveis para a prática desta modalidade. É para mim um privilégio contar com a sua Amizade e o seu companheirismo, patenteados em inúmeras ocasiões. O trabalho que tem vindo a desenvolver não só a nível dos Dojos que coordena mas igualmente dentro da FPKS, fazem-no merecedor do nosso profundo respeito e, simultaneamente, um exemplo a ser seguido pelas gerações mais novas.
Os 35 anos de existência do Dojo de Caldas da Rainha, que se celebram nesta data, 25 dos quais no âmbito da SKKP/FPKS, consubstanciam a dedicação e o esforço do Sensei Fernando Fidalgo, de que são testemunhos inquestionáveis os inúmeros Karatecas por ele formados.
Cumpre-me saudar, em meu nome pessoal e no da Direcção da FPKS, o Sensei Fernando Fidalgo, esperando vivamente que continue a desenvolver a sua acção exemplar em prol do Karate Do.
OSS!
Mário Águas, Presidente da FPKS


A polivalência do Karate-Do Shotokan Arte Marcial torna a sua prática recomendável para ambos os sexos e com a possibilidade de pessoas de qualquer idade poderem desfrutá-la de forma adaptada mas perfeitamente integrada numa perspetiva da preservação da saúde e de uma qualidade de vida funcional e autónoma.

Centro Escolar de Stº Onofre - 2ª, 4ª e 6ª – Associação Social Cultural Paradense - 3ª e 5ª Inscrições abertas – www.ckscr.pt - ckscrainha@gmail.com

Sem comentários: